Atualmente, ser um líder é fundamental e não há mais espaço para o chefe sargentão e explorador. Com a evolução profissional, as pessoas que estão no comando, as que controlam e gerenciam pessoas e processos, precisam ter muito cuidado na hora de comandar. Mesmo em micro empresas, independente dessa pessoa ser proprietária, chefe de setor, gerente ou qualquer outro cargo de comando é essencial que essa pessoa tenha atitudes de liderança.
Segundo uma pesquisa na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, o estilo de liderança é 30% do lucro de uma empresa. Tamanho sua importância, quem quer ser um líder de sucesso precisa estar atento a tudo, inclusive a si mesmo. Para ser um líder, é essencial conhecer os processos e as pessoas que envolvem a organização, independente do seu perfil de liderança. Por isso, faça uma auto-reflexão e compare os principais perfis de liderança com o seu. Veja alguns abaixo:
Líder Autocrático
Líder democrático
Líder liberal
Líder dirigente
E ai, se identificou com algum perfil?
Se não se indentificou exatamente com algum perfil, com certeza com alguns pontos sim. Antes de você decidir qual líder quer ser, precisa se preparar e de certa forma ter o perfil do líder que consideramos ideal. Não dá para apenas escolher e ser o líder desejado, não é simples assim. Ser líder é uma conquista constante, é uma tarefa diária que precisa acompanhar a evolução de tudo e de todos e exige muita preparação. Liderar uma equipe é fazer parte dela, é trabalhar junto, é vencer e perder como equipe. Sem dúvida um bom líder precisa entender principalmente de pessoas, pois irá liderar diversas pessoas com perfis diferentes em situações adversas no dia a dia.
Esteja ciente que não existe o perfil “perfeito”, cada líder deve usar os pontos que considera positivo, de diferentes perfis, e de acordo com a sua personalidade e das pessoas que você comanda. Lembrando que nem tudo funciona com todos, as atitudes que funcionam com uma equipe podem não funcionar com outra. Assim, chegará ao seu perfil ideal e da sua equipe. Além disso, escutar os liderados é fundamental. Da mesma forma como você quer que eles ouçam você, eles também querem, devem e precisam ser ouvidos. A melhor forma de compreender se o seu método de liderar é eficaz, antes de olhar apenas o resultado final, ouça seus comandados. Esteja ciente que ninguém é perfeito, todos cometemos erros e temos algo a melhorar, e se você é um bom líder, com certeza quer ser cada vez melhor. É nas pessoas que nos relacionamos onde identificamos nossos pequenos erros e suas simples soluções.