Sabemos que os aluguéis hoje estão com altos valores, principalmente salas comerciais bem localizadas. Pagar esse valor todo mês dói no bolso de todo empresário. É trabalhar por um longo período no mês apenas para tirar o valor do aluguel. Em uma leitura no site exame.abril.com.br, encontramos uma matéria que informa quanto o aluguel deve representar nas despesas para estar em equilíbrio com suas finanças.
Confira o que Arnaldo Vhieira, coordenador do curso de gestão financeira da FMU, nos recomenda:
“É recomendável que o valor esteja entre 8 a 11% do faturamento bruto, para manter uma margem de lucratividade que viabilize a sobrevivência e o desenvolvimento das atividades dos negócios, não comprometendo o aumento de custos operacionais."
Muitas vezes nos deparamos com anúncios de aluguéis e ficamos imaginando se ele estaria ou não dentro do orçamento do negócio.
Suponhamos que somando o aluguel desta sala, mais as taxas e condomínio chegue aos R$ 5.750,00 mensais, você deve ter um faturamento em torno de R$ 55.000,00 por mês.
Vamos ao exemplo de como calcular o valor de aluguel de imóvel comercial para uma empresa que fatura R$ 80,000 mensais.
Agora você que vai abrir um negócio, deve estar se perguntando: Mas eu não sei o faturamento, como vou fazer esse cálculo? Através do Plano de Negócios você terá uma estimativa de vendas e faturamento, com isso você poderá fazer as contas se ficará dentro ou não da realidade do futuro empreendimento.
No que diz respeito a despesas com aluguel, é importante entender que não basta avaliar somente o valor mensal a ser pago. Deve-se levar em conta a despesa em longo prazo, que envolve os reajustes do contrato. No Brasil, temos vários índices de correção, que muitas vezes não refletem a realidade de mercado e do faturamento da empresa. Vale a pena negociar o reajuste no ato de renovação, para manter o equilíbrio da saúde financeira da empresa e, assim, alcançar os resultados esperados.
"A negociação é uma habilidade empreendedora que deve ser desenvolvida e praticada no cotidiano. O locatário é um fornecedor e, portanto, deve entrar na agenda de atenção para baixar os custos, com processos enxutos e negociáveis.”
Não é fácil tomar uma decisão de procurar um imóvel mais em conta ou mudar para um mais caro visando um crescimento. Na maioria das vezes a localização do imóvel tem um grande impacto no faturamento e posicionamento da empresa. Buscar o equilíbrio ainda é a melhor opção.
Para você precificar seus produtos com inteligência e alcançar o equilíbrio perfeito entre competitividade e lucratividade, baixe agora nossa PLANILHA MARKUP GRÁTIS!
O aluguel deve corresponder de 0,5?% do valor líquido do imóvel. Ou seja, sem incluir a taxa de IPTU, o condomínio e os demais seguros. Você pode ver outras salas comerciais que estão a venda em sua cidade, para ter uma ideia do valor da sala que você pretende alugar.
No exemplo anterior, a sala comercial deve valer em torno de R$ 1.000.000,00 para cobrar um aluguel de R$ 5.325,00.
R$ 1.000.000,00 – 0,53% = R$ 5.300,00
Além de analisar se o preço do aluguel está dentro das condições da sua empresa, também é preciso conhecer alguns fatores que demonstram se o preço do aluguel é ou não justo.
Se o valor do aluguel ultrapassar 15% em relação a sua receita, ele é considerado caro demais, podendo comprometer a continuidade das atividades da empresa. Pois além do aluguel, a empresa tem outras despesas, que impactam na lucratividade.
E se eu aumentar o preço dos meus produtos/serviços para arcar com um aluguel mais caro? Cuidado! Isso pode espantar alguns de seus clientes e fazer seu faturamento cair. É preciso avaliar bem as finanças do seu negócio, para identificar se os gastos estão adequados.
É importante também considerar outros custos envolvidos no aluguel, como IPTU, condomínio, água, luz e manutenção. E cada caso é único e pode ter suas particularidades. Avalie detalhadamente as necessidades da sua empresa e do mercado local antes de estabelecer um valor de aluguel adequado.
Com o aumento dos custos para manter uma loja, lojistas vivem dilema se deve apostar nos shoppings. No final de 2022, haviam 628 shopping centers em operação no Brasil e com previsão de inauguração de mais 15 unidades este ano.
A Embraesp, empresa que faz avaliações de imóveis, informa que, em shoppings populares, lojas de 24 a 48 metros quadrados pagam entre R$ 200,00 e R$ 400,00 o metro quadrado de locação. Por exemplo: uma loja de 36 metros quadrados, custa em torno de R$ 10.800,00 mensais.
36 metros x R$ 300 = R$ 10.800,00
A principal vantagem de investir em uma loja no shopping é o movimento consolidado de pessoas, que transitam, muitas vezes, com o objetivo de fazer compras. Outro ponto de destaque, é a segurança proporcionada, já que são raros os assaltos que acontecem nesses estabelecimentos.
Quer mais motivos para investir? O faturamento do setor de shoppings deve crescer 14,6% em 2023 na comparação com 2022 e atingir R$ 219,8 bilhões, de acordo com projeção divulgada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
Depois dos vários motivos, você deve estar pensando se vai ter condições de fazer este investimento. Então lembre-se disso, a soma das despesas de aluguel, condomínio e fundo de promoções é o que compõe o chamado custo de ocupação de um shopping. Como parâmetro, considere que ele nunca deverá ser superior a 15% do seu faturamento mensal.
Então avalie suas necessidades e comece estruturar seu planejamento. Se a sua ideia de loja possui atração suficiente para seduzir consumidores ávidos por ofertas e presentes, o shopping continua sendo um ótimo local, podendo te trazer conforto e segurança para prosperar.
Alguns veem isso como um mal necessário, outros como uma possibilidade de faturar mais e expandir o negócio. Você é de qual time?
Determinados momentos do negócio exigem essa mudança da sala comercial. Apesar do enorme esforço que isso exige, muitas vezes é necessário, pelas seguintes vantagens:
Veja essa mudança como uma forma de investimento uma sala mais bem posicionada, com um layout mais interessante, pode lhe trazer mais vendas. Pode também aumentar a autoridade da marca, ou então possibilitar uma melhor exposição de produtos, e até mesmo ter mais produtos expostos, e por consequência aumentar o ticket médio.
Inúmeros são os casos de empresas que migraram para um ponto maior e mais caro e tiveram excelentes resultados com isso. Para tomar tal decisão, ela deve estar pautada em um planejamento, que trará uma previsão de quanto a mais o negócio vai faturar com essa mudança.
Lembre-se de avaliar a localização, o fluxo de pessoas no local, a visibilidade que sua marca terá, a atratividade da vitrine no caso de lojas, como é a divisão interna, quais são os concorrentes que estão em volta. Enfim, pontue todos os aspectos que julgar necessário e então avalie se a mudança é vantajosa e trará benefícios.
Fonte da informação: https://exame.com/pme/quanto-uma-empresa-pode-pagar-de-aluguel-sem-se-prejudicar