Upsell e Crossell: como usar estas estratégias a favor da sua empresa?

Upsell e Crossell: como usar estas estratégias a favor da sua empresa?

Entre as diversas ações que utilizamos para vender mais, quase sempre buscamos formas de atrair um número maior de clientes para nossa empresa. Porém, além dessas ações, hoje em dia é usado táticas para que esse mesmo cliente leve, em uma mesma compra, uma maior quantidade de itens e valor. As táticas de Upsell e Crossell fazem exatamente isso, aumentam seus tickets médio de venda por cliente.

Upsell

Consiste em uma mesma venda, fazer o cliente levar um produto com maior valor.

Exemplo: o cliente chega na sua loja para comprar um roteador de internet, mas ele decide levar o mais em conta. Para o cliente, esse produto escolhido atende sua necessidade. Então, você oferece para ele por R$ 50,00 a mais, a possibilidade de levar um roteador mais potente, com maior desempenho e alcance.

O upsell é uma tática muito utilizada em lojas on-line, onde ao adicionar um produto no carrinho, o site lhe oferece produtos superiores por um determinado valor adicional, muitas vezes conquistando uma venda com um ticket maior.

Crossell

Oferecer ao seu cliente produtos que agreguem ao que ele está comprando. Baseado no que o cliente está comprando em sua loja, você aproveita essa oportunidade para oferecer produtos adicionais que combinem com ele, que possam ser usados juntos, fazendo o cliente levar mais itens numa mesma compra. Exemplo: quando um cliente compra uma calça social, você pode oferecer meias, cintos, etc. 

Como a disputa pelo cliente é muito forte, é preciso aproveitar ao máximo aquele que já está na sua empresa. É preciso montar boas estratégias para ter um maior aproveitamento ao aplicar o upsell e crossell. Também é fundamental preparar sua equipe e dar condições para ela obter sucesso nessas ações.

Conclusão

Aplicar estratégias para potencializar as vendas é a forma mais correta para aumentar o ticket médio das compras.

Imagine formas de oferecer mais produtos sem tornar-se intrusivo ou parecer que está "forçando" uma compra. Experimente elencar alguns produtos de destaque, posicionando-os estrategicamente em locais onde o cliente possa compará-los, escolhendo muitas vezes o de maior valor.

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