Quanto custa para sua empresa não ter um sistema de gestão?

Quanto custa para sua empresa não ter um sistema de gestão?

por Julian A. Castaman

E se eu lhe perguntasse: Quanto custa para sua empresa ter um sistema de gestão? Você saberia a resposta?

Afirmo que sim, e teria a resposta na ponta da língua. Você vai me dizer o valor mensal, quanto de imposto a mais você irá pagar e talvez alguns outros valores. Resumindo, irá me dizer que pra sua empresa não compensa por um sistema. Cuidado, isso pode estar lhe custando muito caro.

“Como assim me custando? Se eu não estou pagando por um sistema claro que não está me custando nada”.

Sinto lhe informar mas seu raciocínio está errado. Vou mostrar pra você como existem situações corriqueiras em micro e pequenas empresas que fazem você perder muito mais do que o valor investido num sistema de gestão. Essas situações podem ser evitadas com um bom sistema de gestão que você encontra por no máximo R$150,00 por mês independente do seu ramo de atividade.

Controle de caixa:

- Você chega ao final do dia e vai fechar o caixa. Ops, está faltando dinheiro. Foi má fé ou erro do operador?

Independentemente do que aconteceu, se você não encontrar o furo você já está perdendo dinheiro. Numa divergência de valores você irá levar muito tempo para descobrir o furo e não terá segurança para agir e tomar medidas drásticas. Um sistema integrado lhe oferece um fechamento de caixa rápido, confiável, justo e ainda lhe permite identificar erros a tempo de corrigi-los. Evitando assim, situações desagradáveis entre patrão e funcionário e até mesmo entre empresa e cliente.

Contas a receber:

- Quando um cliente vai pagar uma conta na sua empresa, você ainda fica perdendo tempo procurando a ficha dele, somando manualmente, fazendo seu cliente esperar?

Saiba que seu concorrente informatizou. Em segundos ele sabe quanto o cliente tem em aberto, juros, datas de vencimentos e históricos de pagamentos. E vai além, faz o recebimento, gera o recibo para o cliente e lança o dinheiro no caixa.

Nos dias de hoje a agilidade e confiança das informações é fundamental. Se você ainda confia no que está anotado na ficha de seus clientes, lembre-se da seguinte frase: “O papel aceita tudo”.

Controle de pedidos:

- Você é do ramo de restaurantes. Coloque no papel quanto lhe custa fazer um pedido errado. Quanto lhe custa fazer um lanche errado, abrir uma bebida e o cliente nem se quer pediu. Há casos onde o garçom deixa de anotar na comanda uma bebida ou alguma comida. Saiba que isso acontece diariamente, então multiplique por 30 dias e veja quanto você está perdendo num mês.

Saiba que pode ser pior. Você não entregou o pedido de um cliente, ele vê outras pessoas que chegaram depois recebendo a comida, e ele? Nada de receber a dele. Nesses casos, muitos se levantam e nunca mais voltam. Um sistema integrado lhe permite organizar os pedidos e manter a ordem de solicitações e não esquecer ninguém. Permite controlar tudo que é entregue em cada mesa, não gerando dúvidas no momento do pagamento da comanda. Você ainda pode acompanhar as mesas, ver o tempo que estão sem consumir algo e pedir para o garçom ir atender.

Se você se identificou com algumas dessas situações, corra para implantar um sistema de gestão integrada na sua empresa. Existe muito mais situações que fazem você perder dinheiro e sua empresa precisa estar prevenida, preparada. Sua empresa precisa de controle, agilidade, segurança e informação e você não consegue isso com papel e caneta.

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