Você já pensou sobre como aumentar seu faturamento e vender mais, sem necessariamente aumentar seu número de clientes? E se fosse possível diminuir o tempo investido na criação de campanhas de marketing e ofertas? Temos a solução! Todas essas questões podem ser resolvidas com apenas uma ação: a escolha correta de seus produtos estrelas.
O produto estrela é essencial para o crescimento do negócio, são aqueles considerados os ‘carros-chefes’ da sua loja. Mas o que isso significa, na prática? Significa que são os produtos que mais atraem os clientes até seu estabelecimento e que têm maior volume de vendas.
Escolher seu produto estrela não é uma tarefa tão simples assim. Para acertar nessa decisão, o empreendedor precisa levar em consideração alguns aspectos que envolvem seu negócio, seus produtos, seu nicho e seu público-alvo.
Produto estrela é todo produto que você vende em sua loja e que possui grande potencial para atrair clientes. Não é necessariamente o produto que gera mais venda, até porque sua função não é "se vender", mas sim ajudar a sua loja a vender mais.
Muitas vezes é preciso criar o produto estrela. Isso não quer dizer que obrigatoriamente você irá produzir um produto, mas sim que você precisa trabalhar seus diferenciais, dar destaque para ele, fazer com que ele realmente ganhe a atenção dos seus clientes. Ele pode ser um produto exclusivo, algo que os seus concorrentes não possuem, mas o que realmente importa é a forma como você irá utilizá-lo em sua estratégia.
Existem produtos que brilham por si só, seja por sua exclusividade, design ou qualquer outra característica que chame muito a atenção dos clientes. Produtos assim oferecem uma atração de clientes com muito menos trabalho e investimento.
Geralmente os produtos estrela precisam ser bem pensados e trabalhados, e com as mudanças rápidas do mercado, o produto que é estrela hoje, pode não ser mais amanhã. Você também não pode ter apenas um produto deste tipo. Quanto maior o número de produtos estrela, maior será sua chance de atrair clientes, e consequentemente aumentar suas vendas.
O produto estrela é um conceito que pode te ajudar em qualquer estágio do negócio. Mas como saber qual é o item ideal para ser o seu carro-chefe?
Para encontrar o produto estrela preste atenção nesses aspectos:
A intenção é sempre aumentar as vendas, então vamos pensar em como utilizar o produto estrela para vender mais. É preciso que você entenda que o produto estrela – apesar de por si só já atrair clientes – é uma isca para vender outros produtos.
Um bom exemplo de produto estrela, é o pãozinho da padaria. Ele serve como isca para atrair a compra de outros produtos, como: frios, leite, manteiga, requeijão. Normalmente você sempre sai com mais produtos de lá, além do pão.
Você abriu uma loja incrível, bem organizada e moderna, com uma equipe bem treinada. Porém, não consegue atrair clientes de jeito algum.
Nesse caso, utilize o produto estrela para atrair pessoas até sua loja, isso lhe dará oportunidade de apresentar seu espaço, sua equipe, seus valores, diferenciais e toda sua linha de produtos.
Escolha um produto que você conheça bem, crie vídeos falando sobre ele e divulgue nas mídias sociais, mostrando como ele pode ser utilizado no dia-a-dia das pessoas. Isso vai gerar engajamento e atrair a atenção das pessoas, que terão contato com toda a sua loja.
Você também pode utilizar eventos para lançar tais produtos, atraindo um público seleto que tenha interesse, e que se for conquistado, fará a promoção automática da sua empresa.
Agora que já você já viu a importância de encontrar seu produto estrela, aprenda a precificar seus produtos com inteligência e alcançar o equilíbrio perfeito entre competitividade e lucratividade, baixe agora nossa PLANILHA DE PRECIFICAÇÃO GRÁTIS!
Quais as características de um produto classificado como estrela?
Agora algo que poucas pessoas sabem. Você sabia que o cinema não lucra com o ingresso do filme e sim com a pipoca?
Apesar de vermos os cinemas cada vez mais tecnológicos, com ingressos caros, o que realmente faz a diferença no faturamento é a pipoca, que é algo que as pessoas sempre compram, independentemente do filme escolhido. Os ingressos não dão lucro, já que o cinema tem que pagar muitos royalties.
Para te ajudar, listamos algumas das principais características de um produto que vai gerar muitas vendas para sua loja.
Vale lembrar que essas não são regras, mas apenas boas práticas que podem te ajudar a direcionar esforços. Pesquise bastante sobre o seu nicho de atuação para encontrar o produto que mais se adequa às demandas dos seus clientes.
As principais características de um produto classificado como estrela são:
- Resolve uma dor do seu cliente
- Possui um alto valor percebido
- É diferente do que a concorrência oferece
- Apresenta grande demanda
- Não necessariamente, é o produto que apresenta a maior margem de lucro
De onde surgiu o termo produto estrela?
O produto estrela é um dos quadrantes da Matriz BCG, uma ferramenta de gestão criada em 1970 por Bruce Henderson, fundador do Boston Consulting Group (por isso a sigla BCG) e é um método muito eficaz para analisar o ciclo de vida do produto (CVP), desde o momento em que ele está sendo lançado no mercado até o seu declínio.
Entender esse ciclo é muito importante para quem vende produtos variados e quer identificar em quais deles vale a pena continuar investindo. Através dessa análise, você tomará decisões embasadas em dados e desenvolverá um planejamento de vendas eficiente.
O que é a Matriz BCG?
A matriz BCG é uma ferramenta estratégica que ajuda a desenhar e acompanhar o ciclo de vida do produto. Ela tem o objetivo de apoiar as empresas na gestão de seus portfólios de produto, analisando a participação de um produto no mercado e o potencial de crescimento de seus produtos.
Dividida nos dois eixos citados acima, a Matriz BCG avalia a relação entre a participação do produto no mercado e a taxa de crescimento dentro dele, classificando os seus produtos em quatro categorias:
- estrela
- vaca leiteira
- ponto de interrogação
- abacaxi
A matriz BCG ajuda a identificar quais produtos têm maior potencial de vendas e quais precisam ser remodelados para não ficarem encalhados e se transformem em uma enorme e terrível dor de cabeça.
O que é um produto vaca leiteira?
Os produtos vaca leiteira são os produtos estabilizados no mercado, que geram lucro frequente ao negócio sem grandes investimentos. Representam o produto ideal, ou seja, aqueles que vendem bem durante todo o ano, mesmo em períodos de retração econômica.
Um bom exemplo é a calça jeans, produto muito procurado durante o ano inteiro. Apostar nesse produto, portanto, garantirá que você não perca vendas.
Produtos Estrelas
Quer impulsionar as vendas? Produtos que se localizam nesse quadrante são os que todo mundo quer, logo são uma tendência. Têm grande participação no mercado, ou seja, são capazes de impulsionar todo o portfólio.
Os produtos estrelas possuem grande potencial de atrair clientes. As coleções das influenciadoras digitais lideram a intenção de compras do público jovem e são um bom exemplo.
O que é um produto interrogação?
Os produtos interrogações são os produtos novos, com baixa participação no mercado e baixo fluxo de caixa. Nesse quadrante entram os produtos destinados a um mercado em expansão. São aquelas peças que o consumidor fica com um pé atrás antes de comprar.
Para que essas peças deem o retorno esperado, a marca precisa investir em estratégias de marketing que chamem a atenção do consumidor e transformem esses produtos em estrelas. Caso essas ações não funcionem, o produto pode se tornar um abacaxi.
O que é um produto abacaxi?
Os produtos abacaxis são os produtos que têm baixo fluxo no mercado e crescem pouco ou não crescem mais. Eles demandam mais gastos do que lucros para a loja. São produtos lançados para atender a demanda de um mercado sólido e estável, mas por algum motivo esses itens não agradam o consumidor e encalham nas prateleiras.
Um exemplo são as roupas íntimas da BIC. A ideia era oferecer peças descartáveis, que pudessem ser usadas em emergências ou em viagens. Porém o produto não agradou as mulheres.
Vantagens da Matriz BCG
A Matriz BCG é importante não só para criar estratégias de vendas mais assertivas, como também para avaliar o portfólio dos produtos e mapear o negócio e o mercado em que ele está inserido.
Com ela é possível desenvolver alguns modelos de estratégias já conhecidas no mercado:
- Estratégia Build: ela corresponde aos produtos “interrogação” e “estrela”, em que é preciso fazer grandes investimentos para mantê-los no mercado. Sua estratégia se baseia em investimentos para ações de marketing, que mostram o produto ao consumidor.
- Estratégia Hold: voltada para produtos “estrela”, uma vez que se trata de uma estratégia pensada para investir em produtos com alta possibilidade de crescimento.
- Estratégia Harvest: dela se extrai o máximo de um produto a fim de reduzir sua participação no mercado. Se aplica aos produtos “vaca leiteira”, que gera lucros ao negócio sem grandes investimentos.
- Estratégia Desinvest: é indicada aos produtos “abacaxi”, pois é preciso identificar o momento de interromper a produção de um produto ou retirá-lo do negócio.
Pare para pensar: quais dos produtos no seu portfólio atual realmente fazem os clientes virem até a sua loja?
Pense também em quais possuem maior potencial, aqueles que você pode trabalhar e dar maior destaque, visando aumentar as vendas de toda a sua loja. Use-os com sabedoria e aumente os resultados da sua empresa.
Produtos estrela têm grande capacidade de venda e isso, sem dúvidas, é um fator importante para encontrar e priorizar os seus.