Pensando sempre em vender mais, você que é indústria, atacadista ou distribuidor, também pode aproveitar o crescimento do comércio online para aumentar o seu faturamento. O comércio online B2B (Business to Business) tem o dobro de potencial de crescimento do que o B2C, e mesmo parecendo algo novo, tímido no Brasil, o crescimento anual está atraindo cada vez mais empresas. Uma pesquisa realizada pela Forrester Research, prevê crescimento de 11% nos negócios online B2B nos Estados Unidos. Lá, esse tipo de negócio deve gerar mais de U$ 900 trilhões nesse ano. Com um percentual mais modesto, o Brasil também segue na tendência de crescimento.
O potencial de negócio é muito grande, está em constante crescimento e tecnologia para isso não falta. Não é difícil trabalhar com venda online, mas é fundamental entender seu funcionamento e o comportamento do seu cliente para conseguir bons resultados. Veja alguns pontos importantes na venda online B2B:
Com certeza um dos itens mais importantes a ser definido. Antes de definir qual plataforma usar você precisa se certificar se a sua escolha irá lhe atender em todos os quesitos. Opções não faltam, e a grande maioria delas são voltadas para a venda B2C e não para o B2B. A venda online de empresa para empresa exige uma plataforma personalizada para o seu negócio, pois você trabalhará com logística diferenciada, volumes maiores, ticket médio maior, forma de pagamentos variadas, regras de preços por valor de compra e etc.
O investimento em marketing digital também é diferente, e na grande maioria exige um valor menor. No B2B, boa parte dos seus clientes já conhecem a sua empresa e seus produtos, e você não precisa de muitos recursos nessa área para fazer com que eles voltem a comprar de você. A maioria das empresas já possuem seu negócio bem segmentado e com uma carteira de clientes formada permite direcionar melhor as ações de marketing e obter maior eficiência à custos menores. Claro, você não pode esquecer da busca por novos clientes, o que também irá precisar de investimento.
Não é uma obrigação ter um ERP para vender online, mas sem um bom ERP interligado com o seu e-commerce você com certeza terá algumas dificuldades e retrabalho. No comércio B2B, o volume de venda geralmente é maior e principalmente o ticket médio de compra por cliente também. Diante disso, um erro de informação ou operacional em qualquer momento que envolve a compra até a entrega do produto, pode resultar na perda de um cliente importantíssimo. Por isso, uma boa plataforma de e-commerce precisa estar alinhada a um bom ERP, pois a troca de informações entre eles deve ser precisa. Outra vantagem que essa interligação oferece é o ganho com a automação de processos, já pensou quanto trabalho você terá caso precise atualizar o estoque manualmente na sua loja online? Ou a cada pedido feito nela você terá que relançar ele no seu ERP para dar continuidade? Nos dias de hoje, o tempo afeta significativamente as finanças das empresas, e soluções com ótimo custo benefício não faltam no mercado.
Complementando, queremos compartilhar uma ótima matéria que saiu no Pequenas Empresas & Grandes Negócios, mostrando o cenário atual da venda online B2B no Brasil. Veja a matéria no link: https://globoplay.globo.com/v/6728739/.
Pense na comodidade que você pode oferecer ao seu cliente com um e-commerce. Não perca mais vendas porque o vendedor não conseguiu visitar seu cliente ou porque visitou, mas o empresário não estava ou estava ocupado. Ofereça seus produtos aos seus clientes 24h por dia, de domingo a domingo, permita que ele compre seus produtos a qualquer momento.