Cedo ou tarde temos que fazer aquela tarefa indelicada, um pouco chata e desconfortável, qual é cobrar os clientes inadimplentes. Exceto alguns setores quais conseguem trabalhar sem a venda no prazo, a grande maioria das empresas precisa oferecer a seus clientes a opção de venda no prazo, seja ela no boleto, promissória ou duplicata. Além disso, algumas empresas se arriscam mais e acabam vendendo sem mesmo obter qualquer garantia de cobrança, utilizando a tão conhecida fichinha.
Acima de tudo, o mais importante é cobrar corretamente o cliente e obter liquidez em todos os seus títulos. Por isso, a forma como você controla influencia muito no resultado das cobranças, na sua taxa de inadimplentes. Se sua empresa sofre na hora de fazer cobrança, gasta muito tempo com esse processo, cobra valores que os clientes alegam já terem pago, entre outros problemas, é hora de mudar.
O fato da sua empresa não possuir um controle confiável faz com que ela fique refém de seus clientes. Em virtude desse controle ineficiente, são os clientes que decidem se pagam ou não, vai da índole de cada um cumprir com as obrigações. Quando você não confia naquilo que tem em mãos, muitas vezes acaba deixando de lado certa cobrança afim de evitar problemas com o cliente. Sem contar aquele cliente que só paga quando ligam cobrando, e você com aquele monte de ficha guardada acaba deixando cobranças no esquecimento.
Toda empresa precisa de um processo confiável, tanto no controle de contas a receber quanto em outros processos. Isto é, não da mais para perder tempo buscando na fichas toda vez que um cliente chega à sua empresa para pagar alguma conta. Saiba que o somatório de vários processos que definem o bom atendimento, e a agilidade é um dos principais pontos desse elo com o cliente.
Utilizar um bom sistema de gestão é a melhor opção. Além de tornar tudo mais ágil, a confiabilidade que ele passa para o empresário também é repassada ao cliente. Talvez você até já tenha algum sistema de gestão na sua empresa, porém muitos empresários acabam não usando as principais ferramentas oferecidas, seja por rejeição a mudanças ou por não possuírem um sistema eficiente. Para evitar dores de cabeça, prejuízos e até mesmo a perda de cliente, procure um sistema que lhe ofereça agilidade e confiança, que seja fácil de usar e que treine a sua equipe. De nada adianta você possuir um ótimo sistema e não ter uma equipe capacitada a usá-lo.
Atualmente, os melhores softwares oferecem todo esse controle de maneira eficiente e a preços bem acessíveis. Eles automatizam a venda, já lançam os títulos a receber e ainda lhe permitem gerar documentos de cobrança rapidamente como: duplicadas, notas promissórias e boletos bancários. Quando você precisar verificar relatórios de cobrança ou receber um pagamento de algum cliente, em poucos segundos você tem a informação em mãos. Pense sempre nas experiências que você proporciona a seus clientes quando eles estão na sua empresa, pense em todos os momentos não apenas na hora da venda.