6 dicas para evitar inadimplência nesse final de ano

6 dicas para evitar inadimplência nesse final de ano

Muitas empresas focam todos seus esforços na venda e no atingimento de metas, mas acabam esquecendo do principal, receber. Fazer com que seus clientes paguem suas compras em dia é tão importante quanto vender. Em um período onde as vendas ocorrem em grandes volumes, como no final de ano, é muito importante que você fique atento à inadimplência.

Com essas 6 dicas, você terá um final de ano mais tranquilo e lucrativo

Cadastro do cliente

É fundamental que você cadastre todos os seus clientes, e não apenas com dados básicos, mas pegando referências, consultando seu crédito e possuindo dados para contato. Em vendas por crediário, procure conhecer bem seu cliente, solicitando comprovante de residência e de renda. Um cadastro com foto também oferece mais segurança na hora da venda.

Meios de pagamentos seguros

Procure trabalhar com formas de pagamento que ofereçam mais segurança, como vendas à vista, cartões de crédito e débito. Você pode, inclusive, oferecer vantagens para os clientes que escolherem estes formatos, como descontos especiais. Ainda assim, existem casos onde a única forma de fechar a venda é por meio dos formatos tradicionais, como: boleto, cheque e até mesmo crediário. Nestes casos tenha atenção redobrada e faça um cadastro conforme explicamos na dica anterior.

Consulta de crédito

A consulta de crédito é um aliado indispensável para os empresários, pois fornece uma troca de informações entre os comércios, evitando que maus clientes prejudiquem outras empresas. É fundamental consultar e cadastrar os inadimplentes, assim você ajuda outras empresas a evitar prejuízos com maus pagadores. Você também pode, e deve, realizar consultas periódicas sobre os seus clientes, assim você garante que ele está com o nome limpo antes de realizar a próxima compra. Alguns softwares de gestão possuem a consulta ao crédito, o que garante maior agilidade e praticidade.

Postura

O modo como sua empresa lida com a forma de pagamento e abertura de crédito influencia muito nos índices de inadimplência. Apresente com clareza suas políticas de pagamento, recebimento e juros, sendo transparente com seus clientes. Toda sua equipe precisa estar comprometida para evitar que estas políticas sejam deixadas de lado para fechar aquela "venda" para um "cliente especial". Uma boa postura dará mais credibilidade e segurança, tanto para você, quanto para seu cliente, e assim você conquista bons pagadores, evitando prejuízos.

Cobrança

Dificilmente uma empresa conseguirá se livrar de todos os inadimplentes, e isso é normal, em uma taxa aceitável, é claro. O temido trabalho de ligar para "cobrar" seus clientes é evitado por muitos empresários, e isso acaba prejudicando o caixa da sua empresa, pois gera despesas, além de possíveis problemas no diálogo. Para ter mais controle sobre isso, é essencial utilizar um sistema de gestão, que ajudará você a manter um controle total das contas a receber. Além disso, você consegue diagnosticar rapidamente um histórico financeiro sobre um determinado cliente. Para maior segurança, além da nota fiscal, emita a nota promissória ou duplicata. Estes documentos irão facilitar no caso de cobranças judiciais.

Análise financeira

Fazer análises periódicas sobre os seus recebimentos é essencial para saber quanto dinheiro você ainda precisa receber, além de ver quantas contas estão atrasadas. Compare estes valores com seu faturamento e suas despesas, entendendo o impacto causado pela inadimplência dentro da sua empresa. Muitas vezes seu lucro depende disso!

Existem muitas formas de se prevenir dos maus pagadores, mas aplicar todas precauções parece um pouco complicado e burocrático para a empresa. O ideal é ter um sistema de gestão que lhe ofereça todas essas soluções. Busque um que lhe auxilie em todos esses processos, gere documentos e informações de forma ágil e simplificada. Quer conhecer o Gluk? Ele oferece isso e muito mais!

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