Queremos compartilhar com vocês mais uma matéria bem legal que ajudará muito a aumentar as suas vendas de final de ano. São 13 dicas incríveis que o Fred Rocha, especialista em varejo, nos presenteou.
Mesmo com um ano difícil, as previsões para o Natal são boas. As pessoas continuarão dando presentes para sua família e seus amigos, e este é um período em que o ar do consumo fica muito favorável. Já que é fato que as compras serão feitas, você precisa que a sua loja seja lembrada neste momento.
Confira as dicas para ter sucesso neste Natal:
Entenda o perfil do seu consumidor e suas preferências, garantindo uma venda muito mais assertiva com a oferta de um produto que ele realmente esteja buscando.
Para que as suas vendas sejam mais eficientes, é fundamental que você conheça profundamente os produtos da sua loja. Assim fica muito mais fácil esclarecer dúvidas e abordar os pontos fortes do produto, que são ótimos gatilhos para fechar mais vendas.
Faça uma linha do tempo com as datas e momentos importantes que antecedem o Natal. Marque os dias de treinamento, as datas das reuniões, os novos horários de funcionamento. É importante visualizar como será o processo da loja durante esse período para que o gestor consiga transmitir da melhor forma possível para a equipe.
Faça um calendário de treinamento, ou melhor, de envolvimento. Marque o dia da semana que irá se reunir com a equipe para transformá-la em um time, para quando chegar no período de pique de vendas, esse time esteja unido, coeso, para gerar resultados. Muito mais do que treinamento é fazer um processo de envolvimento desde já. Dois meses antes do Natal reúna a equipe toda segunda-feira pela manhã, trace novas metas, debatendo as metas anteriores, converse sobre os erros do dia a dia e busque corrigi-los para que no momento de maior fluxo, eles já estejam sanados e o atendimento ao cliente seja o melhor possível. Leve os fornecedores para falar dos benefícios dos produtos para que a sua equipe tenha argumento de venda.
O treinamento é muito importante e deve ser recorrente. Convide um palestrante para dar um gás no treinamento e mais motivação para a equipe.
Faça reuniões diárias rápidas antes de abrir a loja. É o momento para brindar o dia, lembrar a meta, trabalhar pontos focais.
Promoção tem que ser uma oportunidade única! O cliente deve sentir a necessidade de que precisa daquele produto, despertando o interesse imediato para a compra. Construa um fluxo que leve o cliente até o ponto de venda, facilitando o acesso, mas sem perder as oportunidades para agregar mais valor à compra com outras ofertas.
Busque maneiras diferentes de se comunicar e atrair o consumidor. Fuja daquela mesma musiquinha de Natal. Grave vídeos falando sobre os produtos, faça postagens na fanpage da marca, crie e impulsione anúncios na internet para ganhar ainda mais alcance. Convide as pessoas para conhecerem a sua loja e aproveitarem a promoção. Grave depoimentos e busque envolver tanto os clientes como também a sua equipe.
Cuide da sua loja, coloque enfeites e a mantenha limpa e iluminada, pois além de ser um chamariz importante, promove um envolvimento maior com a sua equipe. Uma boa dica é sair da loja ao meio dia, ir para o outro lado da calçada e ver se é possível visualizar os produtos que estão dentro da loja. A loja precisa chamar mais atenção do que a própria rua.
Comunique tudo que puder dentro da loja. Identifique todos os preços, todas as características de parcelamento, devolução, etc. Com a loja cheia, torne a compra fácil, para que o cliente realize a compra facilmente.
É muito importante deixar os pontos de apoio à venda, como o caixa e a seção de embrulho, alinhados. Foco na velocidade de todas as etapas, dedicando-se em oferecer o melhor atendimento possível.
Você tem que comprar o que o consumidor procura e não o que a indústria quer te vender. Às vezes, é normal empolgar-se com o preço de determinado, mas o foco deve estar no que gera mais lucro para a sua loja. Busque produtos com alta rotatividade, que não ficam encalhados na sua loja, assim você ganha a venda e ainda deixa uma boa impressão. Negocie com os fornecedores, busque bons negócios.
Conseguiu vender? Faça um cupom para o cliente com 20, 30% de desconto em determinados produtos para serem usados futuramente. Faça com que ele volte até a sua loja. Em alguns casos, é indicado até um contato mais pessoal, pedindo se o produto atendeu às expectativas, assim gerando mais oportunidades para explorar novas vendas.
Esteja na loja! Este é o momento de estar com a sua equipe, vendendo e motivando, além é claro, de conversar com potenciais clientes e facilitar as vendas. A figura do proprietário/gerente, é muito importante para repassar confiança, mas cuidado para não pressionar sua equipe, fazendo com que eles sintam-se observados. Ajude os vendedores, ofereça premiações, afinal, eles são os responsáveis pelo sucesso da sua empresa. Seu time é seu maior ativo, cuide bem dele e tenha um Natal repleto de vendas.
Fonte: http://migre.me/vrU3Z